Conselhos úteis

MANUTENÇÃO PROGRAMADA

A manutenção programada destina-se a garantir o bom estado do veículo e a evitar avarias. É composta por dois tipos de serviços, o Serviço de Inspeção e o Serviço de Manutenção, ambos adaptados a cada motorização e programados por número de quilómetros ou número de anos.
Contudo porque cada veículo tem um comportamento de acordo com sua utilização, o mesmo leva em consideração o número de arranques efetuados, a média de velocidade, consumo de combustível, o estilo de condução e as qualidades dos lubrificantes e, caso considere necessário, pode solicitar uma mudança de óleo antes destes períodos, de modo a garantir a qualidade do lubrificante e a longevidade do seu veículo.

MANUTENÇÃO CORRETIVA E PREVENTIVA

• SUBSTITUIÇÃO DE ANTICONGELANTE

É composto por uma mistura entre um concentrado refrigerante e água. Esta diluição tem como função garantir que a água esteja em condições de refrigerar todo o motor. Evita também que as tubagens fiquem ressequidas prematuramente.
Tem também uma função antioxidante, o que minimiza a corrosão das partes metálicas do motor. O nível do anticongelante pode baixar com o uso da viatura provocada pela evaporação da água devido à variação de pressão e temperatura.

• SUBSTITUIÇÃO DE PASTILHAS E DISCOS

As pastilhas de travão e os discos de travagem são responsáveis pela travagem do veículo. Isto deve-se à fricção gerada entre as pastilhas e os discos.
Estes componentes são desenvolvidos para suportar elevadas temperaturas, contudo, diferenças térmicas acentuadas e o sobreaquecimento do sistema, podem causar danos irreversíveis nos discos de travão e diminuir o atrito das pastilhas, provocando ruídos e diminuindo a eficiência do sistema de travagem.

• SUBSTITUIÇÃO DE ÓLEO DE TRAVÕES

Este fluido tem a função de transmitir a força do pedal até as pastilhas e proteger o sistema contra corrosão. Para prevenir a contaminação por humidade, deve ser inspecionado periodicamente e a sua troca deve ser feita, no mínimo, a cada 2 anos. Caso o nível se encontre abaixo do indicado, o conteúdo não deve ser completado, mas sim, substituído por completo.

• SUBSTITUIÇÃO DE CORREIA E TENSORES

As correias e tensores garantem o perfeito sincronismo das peças móveis do motor.
A correia dentada transfere a energia produzida pelo motor para o comando das válvulas, coordenando todo movimento das válvulas do motor.
As correias também são responsáveis, em alguns casos, pelo acionamento de componentes como bomba da água, alternador e compressor do ar condicionado. Uma correia desgastada ou danificada, pode causar sérios danos no motor e nos seus componentes.

• SUBSTITUIÇÃO DE BRAÇOS DE SUSPENSÃO, CASQUILHOS E AMORTECEDORES

Os Braços de Suspensão, casquilhos e Amortecedores são componentes fundamentais do sistema de suspensão, que controlam os movimentos oscilatórios da carroçaria provocados pelas forças exercidas em curva, na aceleração e na travagem. Além disso, protegem o veículo de impactos causados especialmente por danos nas vias.
O mau estado destes elementos prejudica a estabilidade do veículo, diminui a durabilidade dos pneus, e torna a distância de travagem maior. O seu desgaste acontece gradualmente, dependendo do estilo de condução e das vias onde circula.

• SUBSTITUIÇÃO DE ESCOVAS PARA-BRISAS

O atrito gerado pela escova e o vidro, e o tempo de uso resultam em desgaste e podem prejudicar a sua visibilidade. As escovas também são itens de segurança e merecem cuidado especial.

A IMPORTÂNCIA DE ALINHAR A DIREÇÃO DO SEU VOLKSWAGEN

Sabia que um mau alinhamento das rodas aumenta o desgaste e a deterioração dos pneus, e as partes mecânicas da direção podem ficar afetadas?
Pelo efeito de arrasto dos pneus provocado por um mau alinhamento, a viatura consome mais combustível. Um correto alinhamento das 4 rodas assegura-lhe um comportamento ótimo e as melhores performances da sua viatura.

1| PORQUE É QUE SE DESAJUSTA O ALINHAMENTO DAS RODAS?

Por vezes, o alinhamento das rodas desajusta-se quando embatem contra uma berma com força ou por pequenos choques muito repetitivos. Também se pode desajustar por entrar num buraco a grande velocidade ou no caso de ter um choque.

2| O QUE É O ALINHAMENTO DA DIREÇÃO?

O alinhamento da direção, consiste em pôr paralelas as rodas de cada eixo e paralelos os eixos entre si, ajustando os diversos ângulos das rodas, segundo os valores estabelecidos pelo construtor da viatura.
Os parâmetros principais da geometria de direcção são a convergência ou divergência, queda positiva ou negativa, etc.

3| O QUE ME PODE ACONTECER SE ALINHAR A MINHA DIRAÇÃO REGULARMENTE?

  • Aumenta o desgaste e a deterioração dos pneus;
  • Partes mecânicas da direcção podem ficar afectadas;
  • A viatura consome mais combustível.

4| QUANDO DEVO FAZER O ALINHAMENTO DA DIREÇÃO?

Alinhar a direção deve ser considerado rotina no que toca a manutenção, devendo ser feito pelo menos uma vez todos os anos, ou sempre que o condutor sentir algum sintoma de que o carro está com a direção desalinhada.
Estes sintomas incluem o “puxar” (viatura tem ligeiro desvio para uma das laterais), o aumento de vibrações e o consumo excessivo de combustível. Mesmo que não sinta sintomas, sempre que colocar pneus novos ou que fizer alguma coisa relacionada com a suspensão do carro, deve verificar o alinhamento da direção.

APRESENTAMOS 4 VANTAGENS DO ALINHAMENTO DA DIREÇÃO

  • Redução do Consumo de Combustível
  • Redução do Desgaste dos Pneus
  • Facilitação da Condução
  • Melhora a sua Condução Defensiva

Fonte: michelin.pt / e-konomista.pt

Se não se lembra ou não sabe se tem a sua direção alinhada, fale connosco!

COMO EVITAR PROBLEMAS COM OS PNEUS

Os perigos da estrada como buracos, pedras e vidros costumam ser inevitáveis. Contudo, há situações que se podem evitar: enchimento incorrecto, excesso de velocidade e sobrecarga.Tomar medidas de precaução para evitá-los garantirá uma mobilidade mais segura e uma maior duração dos pneus.

1| BAIXA PRESSÃO OU PRESSÃO EXCESSIVA

Os pneus com baixa pressão ou com uma pressão excessiva podem influir negativamente na duração, no conforto de condução, na aderência e na travagem. A falta de pressão gera uma flexão excessiva do pneu, o que provoca um sobreaquecimento, uma maior resistência ao rolamento e um desgaste prematuro. Em casos extremos, a falta de pressão pode provocar danos nos pneus.

De igual modo, o enchimento excessivo pode reduzir a vida útil do pneu, reduzir a aderência e provocar um desgaste irregular.

3| CONDUÇÃO A ALTA VELOCIDADE

Um embate com um obstáculo a alta velocidade, tem mais probabilidades de danificar o pneu que a baixa velocidade.

A velocidade faz com que aumente a temperatura do pneu.

Uma temperatura muito elevada pode provocar danos importantes no pneu, podendo chegar a uma perda brutal de pressão e probabilidade de ter um acidente ao perder o controlo do veículo.

4| SOBRECARGA

Para assegurar-se de que os pneus não vão sobrecarregados, comprove o índice de carga máxima dos pneus que se encontra no flanco, o mesmo não se deve ultrapassar.

Os pneus sobrecarregados podem aquecer excessivamente, o que poderia provocar uma ruptura do pneu. Siga as recomendações de carga máxima do construtor do veículo e respeite a carga máxima por eixo.

6 INDÍCIOS DE QUE DEVE MUDAR OS SEUS PNEUS E NÃO CORRIGI-LOS:

  • Furo.
  • Quando os pneus chegam ao limite legal de desgaste.
  • Sinais de envelhecimento.
  • Danos.
  • Desgaste anormal.
  • Se não são adequados para o veículo.
Fonte: michelin.pt
Os seus pneus abrangem uma destas características? Não arrisque mais!
Prolongue a vida do motor do seu Volkswagen com o nosso serviço de mudança de óleo.  Com as competências e os conhecimentos próprios do fabricante, realizamos a substituição do óleo do motor, do filtro e dos vedantes.
Para o efeito, usamos apenas óleos e peças originais Volkswagen, especialmente desenvolvidos para o seu Volkswagen.

1| PORQUE MOTIVO É PRECISO MUDAR O ÓLEO DO MOTOR?

Viagem após viagem, o óleo do motor enfrenta uma enorme compressão, resistências e elevadas temperaturas. O óleo neutraliza partículas, ácidos e água. Mesmo o melhor óleo do motor sofre desgaste com o passar do tempo, o que dá origem à acumulação de resíduos.

2| O FILTRO DEVE SER TAMBÉM SUBSTITUÍDO EM SIMULTÂNEO?

O filtro do óleo recolhe os resíduos da combustão e a sujidade que o óleo absorve no motor, pelo que, com o tempo, vai ficando obstruído. Por este motivo, o filtro deve ser substituído em simultâneo. Para uma longa vida útil do motor.

3| MEDIR CORRETAMENTE O NÍVEL DO ÓLEO

Esteja atento ao nível de óleo. Conduzir com um nível de óleo muito baixo coloca o motor em risco.
No entanto, um excesso de óleo é igualmente prejudicial. Apenas o óleo do motor correto oferece ao seu Volkswagen a proteção ideal. Agende a marcação da substituição do óleo do motor ainda hoje.

SISTEMA ADBLUE

De modo a reduzir as emissões de óxido de azoto, alguns veículos estão equipados com um sistema de redução catalítica seletiva, onde é injetado uma solução de ureia (AdBlue) no sistema de escape.
O AdBlue é colocado num depósito separado do veículo e o seu consumo é de cerca de 0,5% a 2,5% do gasóleo abastecido. Se o nível do AdBlue no reservatório descer abaixo de uma determinada quantidade, o condutor é alertado da autonomia prevista. Deve reabastecer AdBlue, caso contrário, o motor deixa de arrancar uma vez atingida a autonomia indicada.

TRAVÃO DE ESTACIONAMENTO ELETROMECÂNICO

Este novo travão substitui o travão de mão convencional garantindo que o veículo se desloque involuntariamente. Para além das funções habituais do travão de mão, o travão de estacionamento eletromecânico proporciona outras funções de conforto e de segurança, como por exemplo, soltar o travão de estacionamento automaticamente ao arrancar se tiver sido produzida uma força de tração suficiente nas rodas.
Para que isto aconteça todas as portas têm que estar fechadas e em alguns modelos o condutor tem que ter o cinto colocado.

ASSISTENTE DE ARRANQUE (AUTO-HOLD)

Com o assistente ao arranque ligado, o veículo é segurado automaticamente contra o movimento de rolar, auxiliando o condutor nos casos de paragem frequente ou prolongada como em semáforos e subidas.
Quando a imobilização é detetada, o assistente de arranque assume a paragem do veículo. Ao arrancar automaticamente o travão é solto e o veículo começa a movimentar-se.

SISTEMA START-STOP

O sistema Start-Stop pode ajudar a economizar combustível e a reduzir emissões. Funciona desligando automaticamente o motor quando o veículo está parado. Este sistema pode ser desligado manualmente, contudo é sempre ativado quando a ignição é ligada.
Devido aos consecutivos arranques, o automóvel é obrigado a fazer uma gestão eficaz da carga da bateria, logo de forma a prolongar a vida útil deste componente de desgaste, o carro assume um número de descargas máximas.
Assim, existem alturas em que o sistema pode não funcionar, como por exemplo, na condução em trânsito ou em alturas de elevado consumo da bateria com a utilização do Ar Condicionado, iluminação interior e iluminação exterior.

INDICADOR DE MONITORIZAÇÃO DOS PNEUS

O indicador de monitorização da pressão dos pneus informa no seu painel de instrumentos, caso a pressão dos pneus seja demasiado baixa ou exista uma avaria no sistema.
O indicador compara, com a ajuda dos sensores do ABS, o perímetro de rolamento e o comportamento central de cada roda. Em caso de alteração da pressão num ou mais pneus é assinalado o aviso no seu painel. É normal acontecer caso haja uma variação de temperatura ou pressão provocada por um furo ou mesmo um impacto com um buraco. É importante, nesse momento, imobilizar em segurança o veículo, verificar visualmente o estado dos pneus e, se entender que não existem diferenças significativas entre os pneus, assim que possível com os pneus frios voltar a repor a pressão de ar recomendada (verificar na porta frontal, pilar da porta do condutor ou tampão de combustível).
Assim que a pressão de todos os pneus estiver ajustada, tem que informar o automóvel que a pressão está correta. Deve efetuar a confirmação de pressão através do Infotainment, nos ajustes do veículo ou no serviço e controlo.

FUNCIONAMENTO DA VENTOINHA APÓS DESLIGAR O CARRO

Se o seu novo automóvel tem motor Diesel, é normal que depois do primeiro trajeto feito ou então sucessivamente após trajetos mais curtos a cada deslocação, a ventoinha ficar a trabalhar na posição máxima de arrefecimento durante, pelo menos, 5 minutos.
Quer dizer que o automóvel deu início à regeneração mas, dado o tempo curto de circulação, o mesmo não conseguiu processar a limpeza, porque não conseguiu a temperatura, tempo e fluxo de escape para finalizar a incineração.
Quando acontecer, é recomendado o planeamento de uma próxima utilização na deslocação continua a velocidade (regime rotação superior a 2500RPM) durante, pelo menos, 20 minutos, o percurso indicado será sempre vias rápidas.
Este sintoma ocorre em todas as estações do ano, com facilidade de processamento em dias mais quentes, visto ser mais rápido o encontro de condições ideais.

POSSIBILIDADE DE SATURAÇÃO DO FILTRO DE PARTÍCULAS (LUZ AMARELA DE ESCAPE)

Quer dizer que o automóvel deu início à regeneração, mas dado o tempo curto de circulação o mesmo não conseguiu processar a limpeza, porque não conseguiu a temperatura, tempo e fluxo de escape para finalizar a incineração.
Quando acontecer, é recomendado o planeamento de uma próxima utilização na deslocação continua a velocidade (regime rotação superior a 2500RPM) durante pelo menos 20 minutos, o percurso indicado será sempre vias rápidas.

CONSUMOS INSTÁVEIS NOS PRIMEIROS KM’S

É normal haver nos primeiros 5.000 kms de rodagem consumos mais variáveis e instáveis por via de fricção mecânica. Sempre que passar o Computador a RESET é normal haver 300kms de instabilidade nos consumos, por norma só depois de percorrer esta distância, os valores começam a ser mais fidedignos.

POSSIBILIDADE DE UM LIGEIRO CHEIRO A QUEIMADO NAS VIATURAS NOVAS OU 0KM

Este cheiro é provocado pelo primeiro aquecimento do motor em viagem mais longa do que até a que teve desde a saída de fábrica. O motor e restantes componentes estão protegidos com parafina ou outros detergentes de proteção e que com o aquecimento será normal a evaporação por calor provocada pelo motor e sistema de escape do automóvel.

NÍVEL DE ÓLEO BAIXO

Todos os veículos com motor térmico consomem óleo. Tendo em conta que o óleo se move constantemente na zona da câmara de combustão, é normal que este entre na câmara de combustão acabando por ser queimado juntamente com a mistura de combustível e ar.
Este consumo varia conforme o modelo de motor, pois está relacionado com a sua própria concessão, existindo motores com mais folgas que outros. É, portanto, muito importante trabalhar com o óleo adequado a cada motor.
Porém dois automóveis com o mesmo motor podem apresentar consumos de óleo diferentes, pois está também relacionado com os estilos de condução. Com cada combustão, ocorre consumo de óleo, por isso, quanto maior for o número de rotações do motor, mais vezes ocorrerão essas expulsões e maior será a quantidade de lubrificante que o veículo consumirá. Daí que um estilo de condução com rotações mais elevadas terá um maior consumo de óleo.
Os veículos consomem também óleo por evaporação, pois o óleo lubrifica componentes como o motor, turbo e válvula de escape, que estão submetidos a altas temperaturas, o que provoca a sua degradação ou a sua evaporação.

TÉCNICOS COM EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO

Todos os técnicos são devidamente formados e certificados pelo fabricante, sendo a sua formação uma prioridade.

FERRAMENTAS E PROCEDIMENTOS EXCLUSIVOS DO FABRICANTE

Todas as manutenções e reparações são efetuadas de acordo com os manuais de reparação do fabricante e utilizadas ferramentas adequadas e desenhadas para o seu automóvel.

ATUALIZAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE CAMPANHAS TÉCNICAS DO FABRICANTE

Sempre que se desloca a uma Oficina Autorizada para efetuar uma manutenção ou reparação, serão verificadas campanhas técnicas e de segurança, bem como atualizações de software do seu automóvel. Deste modo, garantimos sempre o seu bom funcionamento e contínua melhoria.

PEÇAS ORIGINAIS

A utilização de peças originais são a garantia que os componentes montados são os indicados ao melhor funcionamento da sua viatura, mantendo a mesma original aos padrões de fábrica.

EQUIPAMENTO DE DIAGNÓSTICO EXCLUSIVO DO FABRICANTE

A ligação permanente e exclusiva com o fabricante permite acesso a vários procedimentos de reparação já testados e verificados, poupando horas de diagnóstico e de resolução ao cliente.
Todos os diagnósticos efetuados são assistidos eletronicamente, garantindo que todas as verificações necessárias são efetuadas com rigor e precisão.

VALORIZAÇÃO DA RETOMA DA SUA VIATURA

Ao usar os serviços das Oficinas Autorizadas para manutenções e reparações, está a garantir que o seu automóvel é corretamente assistido e que todas as verificações necessárias foram efetuadas, aumentando assim a confiança no estado da sua viatura e, por consequente, o valor residual da mesma.